A reunião mensal da Câmara Técnica de Conservação dos Recursos Hídricos e Restauração Florestal (CT-REF) contou com 21 participantes entre membros, visitantes e o Prof. Dr. Fernando Silveira Franco, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que ensina Agricultura Biodinâmica.
A palestra “A árvore no organismo agrícola tropical: as contribuições da agricultura biodinâmica”, proporcionou aos participantes um novo olhar sobre métodos de cultivo, ou seja é uma metodologia que faz o homem observar a natureza e a importância das árvores fazendo parte e interagindo com a agricultura.
A Agricultura Biodinâmica leva em consideração o resgate das culturas ancestrais e de povos tradicionais, o movimento da lua e dos planetas no céu, e a cura espiritual. É uma forma diferente de se relacionar com a natureza, uma maneira holística que intuitivamente utilizamos para tratar uma planta, “uma árvore que une as energias do céu e da terra”, como disse o Professor.
Houve grande participação dos profissionais presentes, que sanaram dúvidas e se manifestaram em relação à biodinâmica, contando algumas experiências de cultivos no Vale do Paraíba.
O coordenador da CT-REF, Renato Lorza, atualizou os participantes em relação ao andamento dos projetos de reflorestamento que foram deliberados nos editais do CBH-PS de 2020, para receber o financiamento do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) e do Comitê de Interação da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP) e sobre o Plano de Bacias.